16 de jan. de 2010

Brasileiros de ouro e Olimpíadas no Rio em 2016



Pessoal, essa é uma notícia muito interessante sobre as olimpíadas de 2016 divulgada no Portal Boa Vontade, que me foi enviada por um amigo e estou repassando a vocês. Espero que gostem e, se possível, comentem. É sempre válido saber a opinião de vocês.

O Rio de Janeiro foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A Cidade Maravilhosa superou Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). O anúncio foi feito no dia 2 de outubro pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge. A festa tomou conta dos principais centros brasileiros, em especial da Praia de Copacabana, no RJ. Pela primeira vez na história, uma cidade da América do Sul será palco dos Jogos. A praia carioca, com outros locais, tais como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, servirá, daqui a sete anos, de cenário para atletas de todo mundo lutarem por uma medalha olímpica.

A paixão pelo esporte aliada ao acolhimento fraterno característico dos brasileiros pesaram na decisão do COI. Passada a emoção e a alegria, agora é a hora de arregaçar as mangas e preparar o país para receber os Jogos em 2016. "O Rio de Janeiro ganha uma aceleração em todos os projetos de infraestrutura, de modernização, de identificação e consolidação de novas áreas em todo o seu território. O evento acontece com a qualidade internacional, e a cidade receberá uma gama de benefícios que permanecerão ao longo dos anos, independentemente de os eventos terem acabado", afirmou o Secretário Especial da Secretaria da Copa de 2014 e Rio 2016, Ruy Cezar Miranda Reis.

Brasileiros de ouro
Pode-se considerar a transformação do Rio como cidade olímpica a principal conquista do esporte nacional neste ano. No entanto, os brasileiros subiram ao pódio por diversas vezes em 2009. Com esse panorama, talvez, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encontrou mais dificuldades para definir os melhores atletas do ano do que os esportistas do país nas competições. O prêmio Brasil Olímpico, cuja cerimônia de entrega ocorreu na Cidade Maravilhosa, foi para o nadador Cesar Cielo e para a judoca Sarah Menezes.

Sarah Menezes fez bonito no tatame. Em 2009, conquistou seis medalhas internacionais na categoria ligeiro (até 48 quilos): ouro no Campeonato Mundial Júnior, em Paris, França, na Copa do Mundo de Madrid, Espanha, na Copa do Mundo de Lisboa, Portugal; prata na Copa do Mundo de Belo Horizonte, MG, e bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro, RJ, e no Campeonato Pan-Americano de Buenos Aires, na Argentina. O período também fez a piauiense entrar para a história do judô brasileiro. Ao ficar em primeiro lugar no Mundial Júnior, ela se tornou a primeira bicampeã do mundo na categoria.

Já nas águas, realmente, Cesar foi brilhante. No Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, em Roma, Itália, ele levou duas medalhas de ouro para casa, nos 50 e 100 metros livres. Nestas provas, o jovem de Santa Bárbara D'Oeste, interior bandeirante, bateu o recorde mundial, nos 100m, e o da competição, nos 50m. Como se já não bastasse, no dia 18 de dezembro, em São Paulo, ele bateu o recorde mundial dos 50m livre, com o tempo de 20.91.

Ainda na natação, Poliana Okimoto, uma das indicadas ao prêmio do COB, foi a campeã do circuito de 2009 da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, título inédito para o país. Das 11 etapas, a nadadora paulista venceu nove. Em Roma, Poliana conquistou o bronze, fato que quebrou um jejum de 15 anos sem pódio para o Brasil na competição.

Diego Hypolito foi outro que também concorreu como melhor atleta brasileiro. Embora não tenha ficado com o prêmio, o ano para o ginasta foi bom. Conquistou o primeiro lugar no solo na etapa da Copa do Mundo da Maribor (Eslovênia), Moscou (Rússia), Osijek (Croácia), Stuttgart (Alemanha) e Glasgow (Escócia). Nesta última, também ficou com o ouro no salto. Com atuações brilhantes, que somaram outras medalhas, o brasileiro se consagrou tetracampeão da Copa do Mundo de Ginástica Artística.

Torben Grael também disputou a premiação do comitê. Torben foi campeão da Regata Volta ao Mundo, comandando o barco Ericsson 4, além de ser segundo colocado da Fastnet Race, na Inglaterra, e terceiro na Maxi Yatch Rolex Cup. A Federação Internacional de Vela ainda lhe conferiu o título de melhor velejador do mundo por causa dos resultados deste ano. Para completar a lista de indicações, Natalia Falavigna, em outubro, conquistou a medalha de bronze no Mundial de Taekwondo, disputado em Copenhague, na Dinamarca. Mas ocupar o lugar mais alto do pódio ocorreu na Universíade, disputada em Belgrado, Sérvia, na categoria 72kg. O Brasil também ganhou o ouro na competição com Diogo Silva, também nas provas de taekwondo.

Velozes na pista e no asfalto
Na Fórmula 1, o Brasil sofreu um forte impacto. Nas sessões de classificação para o Grande Prêmio da Turquia, uma mola se soltou do carro de Rubens Barrichello e acertou o capacete de Felipe Massa. Depois da operação, Massa se recuperou bem e volta às pistas em 2010. Já para Rubinho, a temporada foi favorável, já que ele terminou em terceiro na classificação final do mundial de pilotos, atrás do companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, campeão, e do alemão Sebastian Vettel.

O destaque nas pistas de Atletismo não é brasileiro, mas merece ocupar espaço na retrospectiva de 2009. O fenômeno jamaicano Usain Bolt baixou o tempo do recorde mundial dos 100 metros rasos, com o tempo de 9s58, e dos 200m, com 19s19.

Paixão nacional
No esporte mais popular do Brasil, as maiores torcidas do país tiveram muitos motivos para sorrir. Além de conquistar seus respectivos campeonatos estaduais, o Flamengo (RJ) e o Corinthians (SP) dominaram as competições nacionais. No primeiro semestre, o time paulista levantou a taça da Copa do Brasil. Já o rubro-negro carioca, com uma recuperação incrível, levou o Campeonato Brasileiro, depois de 17 anos de jejum.

Ainda sobre clubes, o Barcelona, da Espanha, tornou-se campeão mundial, ao bater o Estudiantes de La Plata, da Argentina, em torneio disputado nos Emirados Árabes Unidos.

Brasil: rumo à África do Sul em 2010
O mundo também parou para acompanhar o sorteio das chaves da Copa do Mundo 2010, a ser realizada na África do Sul. O Brasil foi sorteado para o Grupo G, ao lado da Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Na transmissão esportiva, o programa Momento Esportivo, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, completou dez anos no ar. Vale ressaltar ainda que, em 2009, a atração produzida na Super Rádio Brasil, emissora da Super RBV no Rio de Janeiro, mais uma vez, foi agraciada com o Troféu Zagallo, como o melhor programa esportivo local. É a quarta vez consecutiva que o Momento Esportivo recebe a láurea.

Fonte: Portal Boa Vontade

Um comentário: