11 de jan. de 2010

Análise Tática: Botafogo

O time de General Severiano deu essa semana um "cala-a-boca" nos pessimistas que previam mais um ano de jogadores desconhecidos, contratações duvidosas e um time sem carisma. Através de nomes como Abreu, Herrera e Fellype Gabriel (esse ainda em negociação), o time da estrela solitária começa 2010 rejeitando o status de figurante nos campeonatos que disputará no ano.
Jeferson é um goleiro bom para o nível do brasileirão e deve se garantir como o camisa 1 alvinegro por toda a temporada, coisa que foi rara de se ver nos ultimos anos. À sua frente verá uma dupla de zaga nova e ainda indefinida. Aposto em Wellington e Fábio Ferreira, este ainda em negociação, com o Vitória. Apesar de ter tido uma passagem nada agradável pelo Corinthians, culminando com o rebaixamento, acredito que Fábio só tenha a contribuir com o elenco, por ser um zagueiro voluntarioso e de bom preparo físico.
Nos flancos, Alessandro e Marcelo Cordeiro, embora grande parte da torcida sonhe com Jancarlos, que pra mim é superior ao atual lateral direito. O grande desafio dos que jogam nessa área do campo será alimentar com qualidade os grandalhões da frente, sem tomar contra ataques em suas costas, coisa que acontece com muita frequência em times que usam os laterais para atacar com frequência.
No meio campo que o time mostrará como joga, e aqui temos que ter cuidado ao analisar. Leandro Guerreiro situado à frente dos zagueiros é tido como certo. O experiente volante traz tanto segurança como um bom primeiro passe para armação de jogadas. Somália, que era do América de natal compõe o dueto defensivo. Para a armação de jogadas, por enquanto serão Renato Cajá, vindo do Grêmio e Lúcio Flávio. Confesso não conhecer o futebol do novo meio-campo, mas acredito que o Botafogo ganhe mais velocidade na saída de bola, o que aliado à qualidade do passe do camisa 10 botafoguense, pode trazer muitas alegrias à torcida.
Na frente, unanimidade: El Loco Abreu e Herrera. Uma dupla de ataque capaz de dar calafrios a qualquer defesa brasileira. Dois atacantes altos, fortes e com bom chute. O Botafogo dessa forma ganha em poderio aéreo, em jogadas de pivô com Lúcio Flávio recebendo a bola para bater de fora da área e em tabelas através de investidas pelo meio.

Pontos fortes do time: Ataque perigosíssimo, com grande força em jogadas aéreas e bolas rasteiras pelo meio. Meio de campo que mescla cérebro e experiência com velocidade e fôlego da juventude, tanto para atacar quanto para defender. Goleiro bom e com moral.

Pontos fracos do time: As laterais, junto com a zaga são as incógnitas. Podem dar muito certo ou muito errado. De certo é que os homens que atuam pelos flancos do elenco terão que servir pelo alto aos atacantes, e alguns torcedores sabem que esse tipo de jogada não é o forte do Alessandro, por exemplo. Caso venha Jancarlos, o time cresce e ganha poder ofensivo. Na zaga, o problema será a falta de entrosamento. Times como São Paulo, Flamengo, Inter e Grêmio tem, apesar das trocas de peças na temporada, entrosamento por jogarem juntos há algum tempo. A pré temporada será fundamental para diminuir esse problema.

8 comentários:

  1. Fala Flávio! Boa a iniciativa, cara! Muito manero seu blog. Vamos conversar por msn depois.
    2010 promete muita coisa. Atualizei agora meu blog. Depois passa lá!

    Abraço

    Kadu Braga.

    ResponderExcluir
  2. Ta show o blog Flavinho!
    Eu confesso que não entendo muito de futebol, mas agora acho q vou começar a me interessar ;)
    Parabéns =)
    Beijao!

    Rebecca

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o Blog! Quero mais notícias do Fluzão hein! E boas hahaha brincadeira

    Tá ótimo mesmo, gostei de ler, prende a atenção do leitor. Só não concordo que o ataque do Botafogo tá perigosíssimo, mas o restante, excelente!

    Abraço, viva o Futebol Brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, muito obrigado pelos elogios, é pra vocês que a gente faz o blog.
    Rebecca, nunca é tarde pra começar a acompanhar futebol, não? rs
    Faele, pode deixar que mais notícias do Fluminense vêm por aí!
    E quanto ao ataque do Botafogo, eu acho que é um ataque de qualidade, o Loco Abreu e o Herrera. De maneira geral, os ataques dos times cariocas prometem em 2010.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza prometem, Flávio. Sim, é um ataque de qualidade, admito com total imparcialidade, mas ainda não acho que seja perigosíssimo. O Campeonato Carioca de 2010 promete grandes emoções, os clubes vem de uma onda de "vitórias", não por resultados numéricos em campo, mas por sua força de permanecer na elite do Futebol como Fluminense e Botafogo, de voltar à ela com glória como o Vasco e o título do Flamengo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Exatamente. Em 2010 a mística do Cariocão vem reforçada pelo bom momento vivido pelos quatro grandes clubes. Difícil lembrar a última vez que os quatro estiveram vivendo bons momentos simultaneamente. Prefiro esperar o Estadual para arriscar algum prognóstico sobre a participação do Rio no Brasileirão ou na Copa do Brasil, ou ainda com o Flamengo na Libertadores, mas o Carioca 2010 promete, principalmente pelos ataques dos quatro grandes. Já já mais novidades no blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Querido sobrinho...
    Tá muito legal o blog e a sua iniciativa em criá-lo foi bárbara !!! Acredito muito no poder que temos de fazer "as coisas acontecerem" e acho que esse espaço serve como pontapé inicial para sua vida profissional. Agite-o, faça parcerias, sorteios de camisas, ingressos de jogos..comece a tentar patrocinios para isso..enfim, aconteça ! Olhe que legal essa frase : "A vida se contrai e se expande proporcionalmente à coragem do indivíduo." (Anaïs Nin). ...
    Beijos queridos da tia que gosta muito de você !
    Mônica

    ResponderExcluir
  8. rs tbm tenho que confeçar que não sei nada de futebol rsrs .
    Mas flávio rsrs .
    ficou bem legal seu blog,
    desejo toda sorte do mundo, você merece amigo infância rs !
    Saudades ^^
    Beijooo da karina .

    ResponderExcluir