4 de set. de 2010

A arte da estratégia

Na volta de PC Gusmão à capital cearense, o Vasco venceu o Ceará por 2x0, no Castelão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Zé Roberto e do estreante Fellipe Bastos, os vascaínos veem o G-4 mais próximo , enquanto o Vozão se afasta do grupo de times que se classificam para a Libertadores.

O Ceará seguia a cartilha dos mandantes e tentava aplicar uma pressão logo de saída. Ficava clara a proposta de tentar partir para cima na velocidade de Magno Alves e na habilidade de Kempes, nova contratação do clube cearense. Enquanto isso, o Vasco apostava nos contra-ataques, e foi assim que o primeiro gol saiu: após grande arrancada, Carlos Alberto lançou Éder Luís pela esquerda. O atacante cortou a zaga e deu um presente para Zé Roberto abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, o Ceará mudou de postura: Mário Sérgio adiantou os alas e passou a ocupar com mais frequência o campo defensivo dos cariocas. Enquanto isso, quem compareceu ao Castelão presenciava entradas mais violentas, que por pouco não culminaram em cartões para ambos os lados.

O Ceará voltou para o segundo tempo disposto a igualar o marcador. Com a entrada de Geraldo, o time da casa partiu para cima durante toda a etapa final, enquanto a proposta vascaína era, ainda, a de partir nos contra-ataques. A velocidade de Éder Luís e a referência de Nunes no ataque foram importantes para os contra-ataques cruzmaltinos. O time ainda perdeu Carlos Alberto, que vinha em boa fase, lesionado. Apesar de apostar nos contra-ataques, foi na bola parada que o Vasco chegou ao segundo gol: o estreante Fellipe Bastos, pouco depois de entrar, foi designado por PC Gusmão para uma cobrança de falta. Após um chute na barreira, a bola voltou para o próprio meia, que anotou o primeiro dele, o segundo dos cariocas. Venceu, no Castelão, quem traçou e cumpriu melhor sa estratégia.

Com a vitória, o Vasco chega a onze jogos de invencibilidade, e ocupa a 7ª posição, com 26 pontos. O Ceará, que perde a invencibilidade em casa no Campeonato Brasileiro, é ultrapassado pelos próprios cariocas, e fica na 8ª colocação, com 25. PC Gusmão segue invicto no Brasileirão. Na próxima rodada, o Vasco recebe o Atlético/MG em São Januário, enquanto o Ceará vai ao Rio enfrentar o líder Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário