1 de fev. de 2010

Rivalidade em campo

O primeiro turno do campeonato carioca se encaminha para seu fim e os quatro grandes vão deixando pistas sobre seus times titulares para a sequência da temporada. Os elencos de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo vão dando as caras nesse início de ano e permitem traçar previsões de como será o ano de 2010 para seus clubes.

O Vasco, dono da atual melhor campanha no estadual, confirmou as expectativas sobre o time titular. Dodô mostrou que voltou disposto a compensar o tempo perdido; Phillipe Coutinho tem feito jus às esperanças depositadas nele; os laterais têm atacado com frequência, bem como os volantes, como quer o técnico Vagner Mancini. A equipe começa a mostrar entrosamento, mais rápido do que o esperado, diga-se de passagem. A zaga segue como o setor mais fraco do time. No entanto, o detalhe do time do Vasco esse ano é a qualidade de seu banco de reservas. As opções de Mancini são de longe melhores que as do ex-comandante, Dorival Júnior. O clube montou um elenco digno de primeira divisão e busca alçar vôos mais altos em 2010, entrando nas competições não apenas para competir, para fazer mais uma vez sua torcida bem feliz.

O Flamengo conta com um elenco repleto de jogadores capazes de fazer a diferença. Além do "Império do Amor", com Petkovic responsável pela armação, o goleiro Bruno mantendo a sequência de boas atuações e Léo Moura e Maldonado retornando ao time titular, o Rubro-Negro terá condições de se manter brigando por boas posições nas competições que disputar. Com poucas e boas contratações, como Fernando e Vagner Love e, mais recentemente, Ramon, ex-Corinthians e que estava no CSKA, da Rússia, o Flamengo pode reeditar as boas atuações de 2009 que levaram o clube ao hexacampeonato do Brasileirão.

Depois da reação histórica da última temporada, o Fluminense se reforçou nas posições em que mais precisava. Leandro Euzébio chegou para reforçar a zaga no 3-5-2 que Cuca manteve nesse começo de ano. Com Willians e Ewerton reforçando o setor ofensivo chegando já para ser titulares, o clube conta com mais boas atuações de Conca e Fred, somadas às revelações da base, dentre as quais se destacam os atacantes Alan e Maicon. Júlio César, eleito o melhor lateral-esquerdo de 2009, chega com status de dono absoluto da posição. A zaga, se mantido o 3-5-2, será mantida com Gum, Dalton e Leandro Euzébio. Mariano, tendo se destacado no fim de 2009, permanece como titular na lateral-direita. Diguinho segue como protetor da zaga na equipe. Diogo e Marquinhos correm por fora na briga por suas posições.

Futuro sombrio é o que se prevê para o Botafogo. A chegada de Loco Abreu, apesar de ter animado a torcida, pouco foi comemorada com a sequência de más atuações da equipe nos primeiros jogos da temporada. Algumas peças como o goleiro Jéferson, o volante Leandro Guerreiro e o meia Lúcio Flávio são tidos como intocáveis. Este último, no entanto, foi alvo de críticas da torcida, principalmente após a goleada sofrida para o Vasco no primeiro clássico do ano, que provocou a queda de Estevam Soares. O lateral Alessandro provavelmente perderá a vaga com a chegada de Jancarlos. Fahel, outra vítima da ira da torcida, deverá também ser sacado do elenco por Joel Santana. Somália é o mais cotado para ocupar a vaga. Diguinho, ex-América, e Renato Cajá devem compor o setor de armação caso Lúcio Flávio seja afastado. Herrera, único que tem se salvado até o momento, e Loco Abreu formam o ataque titular absoluto do alvinegro. Joel terá um abacaxi do tamanho do Engenhão em General Severiano.

Com esse panorama, não fica difícil traçar um prognóstico da sequência do ano para os cariocas. Com o decorrer das partidas, o entrosamento virá naturalmente, o que se mostra necessário principalmente no caso do Vasco, com um elenco totalmente novo e que precisa de tempo para adquirir um estilo de jogo, do Flamengo, cuja zaga voltou do período de férias sem entrosamento, apesar de ser a mesma de 2009, e do Botafogo, que perdeu meio time titular para a atual temporada. O Flu pretende dar sequência às atuações do fim do ano passado, tendo mantido grande parte da base do ano passado. Como os quatro elencos se mostrarão durante o ano, só o tempo dirá.

Um comentário:

  1. Se Maldonado voltar em boa forma, o Flamengo arruma a defesa (com ele e Willians) e se torna o melhor time do campeonato facilmente.

    ResponderExcluir