Caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores, a Copa do Brasil é o segundo torneio mais importante a nível nacional. A competição foi criada com o objetivo de dar oportunidades para times considerados pequenos no futebol brasileiro, que dificilmente teriam a chance de enfrentar um clube considerado "grande" durante o ano, após a reformulação do Campeonato Brasileiro feita em 1987, com a criação da Copa União.
Sistema de disputa:
Os times de se enfrentam no sistema "mata-mata", onde em cada fase disputam dois jogos, onde cada time joga como mandante em um deles. A partir de 1995 foi estabelecido que, nas duas primeiras fases, se o time visitante vencesse por diferença maior ou igual a três gols no jogo de ida, estaria automaticamente classificado para a próxima fase. Mas em 1996, foi definido que a diferença necessária para se qualificar como visitante na partida de ida seria de 2 gols.
Participantes da Copa do Brasil:
Os dez primeiros colocados no Ranking da CBF mais 54 representantes das 27 unidades da federação, escolhidos através dos
campeonatos estaduais. O campeão da Copa do Brasil conquista o direito de disputar a Taça Libertadores da América.
Critérios de desempate:
Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate são:
Saldo de gols e número de gols marcados como visitante
A Copa do Brasil de 2010 promete ser bem disputada, pois os times da Série A que estão na competição, se reforçaram bastante no início do ano. Vasco, Fluminense e Botafogo representam o Rio de Janeiro, Palmeiras e Santos são os grandes paulistas da competição, Grêmio (RS), Goiás (GO) e Atlético (MG), completam os times grandes do torneio. Mas o espetáculo será representado por grandes jogadores como Robinho e Neymar (Santos), Diego Souza (Palmeiras), Conca (Fluminense), Loco Abreu (Botafogo), Dodô e Carlos Alberto (Vasco).
Esse pode ser um dos melhores torneios dos últimos anos, pois todos os times se reforçaram bem, e ocorre um equilíbrio de forças entre eles. E quem chega como favorito é o Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário