9 de mai. de 2010

Pontapé inicial para o campeonato nacional mais disputado do planeta bola

Começou neste segundo fim de semana de maio a 40ªedição do Campeonato Brasileiro. Apesar dos poucos confrontos entre equipes da série A, os estaduais e a Copa do Brasil já nos permitem fazer prognósticos sobre o desempenho de alguns times naquele que é considerado por muitos o mais equilibrado campeonato nacional.

Os jogos de sábado foram marcados pela preferência dada à Copa do Brasil, principalmente por parte de Santos e Grêmio. O alvinegro protagonizou o melhor jogo da rodada, empatando em 3x3 com o Botafogo no Engenhão. Destaque para o zagueiro Antônio Carlos, autor de dois gols pelos cariocas. Os gaúchos não saíram do zero com o Atlético Goianiense no Serra Dourada. Vale lembrar que o confronto pode se repetir na final da Copa do Brasil. Enquanto isso, no Palestra Itália, o Palmeiras sofreu para vencer o Vitória por 1x0, com atuação decepcionante de Robert, com direito a pênalti perdido pelo atacante.

O domingo começou com um bom espetáculo protagonizado por Atlético/MG e Vasco, com vitória dos mineiros por 2x1 no Mineirão. No Maracanã, Flamengo e São Paulo ficaram no 1x1 no Maracanã, com Dênis Marques voltando a balançar as redes, enquanto no sul, o Cruzeiro venceu o Internacional por 2x1 no Beira-Rio com Kléber inspirado, marcando os dois gols da equipe celeste. No Pacaembu, com direito a gol de pênalti de Ronaldo, o Corinthians teve dificuldades para vencer o Atlético/PR pelo mesmo placar.

Nos jogos das 18h30, o destaque fica por conta da goleada por 6x1 do Avaí sobre o Grêmio Prudente, em Florianópolis, com três gols do zagueiro Emerson. Em Fortaleza, o Ceará estreou bem em sua volta à elite do futebol após 17 anos, com vitória sobre o Fluminense por 1x0. Em Campinas, o Guarani também voltou à série A com vitória, batendo o Goiás também pelo placar simples.

Foi dada a largada para a corrida por pontos, por vagas em competições continentais e contra a degola. A primeira rodada mostrou equilíbrio na competição, salvo a goleada do Avaí sobre o Prudente, placar atípico em rodadas iniciais. Vale se ligar até o fim do ano!

4 de mai. de 2010

Muito mais que um título estadual no Norte do Brasil


Hora de desviar por um momento o foco do futebol dos grandes centros para o da região Norte do Brasil, onde, mesmo sem grande repercussão na mídia, grandes trabalhos vêm sendo realizados. É o caso do treinador Fábio Luiz Monteiro, que comanda o Baré-RR, que conquistou no último domingo (25/04) o campeonato roraimense de 2010. Com o título, o técnico tornou-se o único tetracampeão consecutivo do país.

Formado em Educação Física pela Faculdade Unisuam (Universidade Superior Augusto Motta) e pós-graduando em treinamento desportivo, Fábio recebeu convite de Maurício, ex-jogador do Botafogo, para ser preparador físico no Náutico/RR. Com um início de campanha ruim da equipe, o ex-ídolo alvinegro foi demitido do clube, e Fábio assumiu o comando técnico. Com sete vitórias consecutivas como comandante do Tigre (apelido do clube), obteve prestígio no estado, tendo levado a equipe à terceira posição do certame.

Em 2007, com seu trabalho já reconhecido, recebeu propostas do Baré e do Atlético Roraima, o qual assumiu e levou ao título, o primeiro de sua carreira. Repetiu o feito nos dois anos seguintes, pelo mesmo clube. Em 29 jogos à frente do Atlético, o retrospecto é invejável: foram 23 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. Tal desempenho lhe rendeu o posto de técnico que esteve por mais vezes no comando da equipe com um saldo positivo.

Agora no Baré, Fábio repetiu novamente o feito, dessa vez de maneira invicta, e atingiu a expressiva marca de técnico tetracampeão consecutivo, até então inédita no futebol brasileiro. Em entrevista exclusiva ao Revisão de Jogo, o treinador fala sobre o título pessoal e o conquistado com o Baré no Campeonato Roraimense de 2010, além de aspectos ligados à sua carreira e ao futebol da região Norte.

---------------//---------------
Revisão de Jogo: Como você avalia o futebol roraimense atualmente?
Fábio Luiz: O futebol do estado passa por muita dificuldade financeira em função de não ter renda própria, já que os jogos são de portões abertos e o campeonato tem poucos patrocinadores.

Revisão de Jogo: Qual o perfil da torcida de Roraima? A maioria defende as cores dos times locais ou muitos torcem para os times do eixo Rio-São Paulo?
Fábio Luiz: Todos têm seus clubes de coração aqui, mas também torcem por clubes de outros estados, tais como: Flamengo, Vasco, Treze de Campina Grande, Fortaleza, enfim, um representante de cada estado, já que aqui é uma mistura de estados, tem gente de todo Brasil.

Revisão de Jogo: Que importância vê, para sua carreira, o fato de ser o único treinador brasileiro a atingir a marca de quatro títulos estaduais consecutivos?
Fábio Luiz: Vejo como um presente de Deus, já que irá abrir grandes portas para um futuro bem próximo na minha caminhada. Todos nós sabemos como é difícil conseguir esse feito, fruto de muito trabalho dentro e fora do campo; muitas noites sem dormir, vídeos e mais vídeos de jogos dos adversários, tirar o melhor de cada jogador e, em função disso, armar a melhor estratégia para vencer os jogos, saber tratar cada um com seus problemas, enfim, ter o grupo nas mãos.

Revisão de Jogo: Quais são as principais dificuldades para o crescimento profissional de um técnico de futebol?
Fábio Luiz: Falta de oportunidade e divulgação por parte da imprensa, já que são sempre os mesmos treinadores, só trocam de clube, mas continuarei fazendo minha parte, chegarei lá um dia. Sou um dos exemplos disso, fui tetracampeão seguido 2007/08/09/10, porém ninguém de fora divulgou, saiu aqui no principal jornal que sou o único tetra do Brasil.

Revisão de Jogo: Vários técnicos da base estão sendo efetivados nas equipes principais dos grandes clubes do Brasil. Você acha que falta oportunidade para uma nova safra de treinadores?
Fábio Luiz: Penso que sim, porque na maioria das vezes são os mesmos treinadores em clubes diferentes, com isso os da base quase não têm oportunidade, mas isso está mudando, principalmente pela crise financeira que os clubes atravessam. Logo, também é necessário que se tenha resultado imediatos, já que futebol se resume em resultados. Com isso, poderá haver efetivação no cargo, até porque o salário do mesmo é relativamente baixo em relação aos treinadores já consagrados.

Revisão de Jogo: A falta de oportunidades para os técnicos do eixo Norte-Nordeste se deve a falta de informação ou preconceito dos dirigentes dos clubes grandes?
Fábio Luiz: Entendo que é necessária uma divulgação melhor por parte da imprensa, "quem não é visto não é lembrado".

Revisão de Jogo: Depois desse título estadual, qual é a meta do Baré na Série D?
Fábio Luiz: Segundo os dirigentes do clube, para se alcançar a meta (acesso à Serie C), é necessário o apoio do Governo do Estado com deslocamento. Tecnicamente falando, é preciso reestruturar o grupo de jogadores e subir um degrau de cada vez, classificando entre os dois melhores para próxima fase e assim sucessivamente.

---------------//---------------

A matéria completa sobre o título roraimense do Baré encontra-se no site: www.folhabv.com.br

Texto: Flávio Amaral
Entrevista: Fred Bahia